terça-feira, 12 de janeiro de 2016

INSTITUTO CULTURAL ROSE MARIE MURARO - Rio de Janeiro - RJ


Memórias de uma mulher impossível - Cinco sobre cinco

Trecho do documentário "Memórias de uma mulher impossível" de Márcia Derraik. Traça uma espécie de mosaico sobre a vida e obra de Rose Marie Muraro - física e economista eleita patrona do feminismo no Brasil, em 2006, titulação que ratifica o seu já conhecido pioneirismo nesse movimento. Agora, aos 75 anos, a sua vida é passada em revista a partir de imagens de arquivo e depoimentos .
Márcia Derraik foi contemplada pelo edital Rumos Cinema e Vídeo 2006-2007.
~.~.~ 
Rose Marie Muraro no Sempre um Papo - 2007

Rose Marie Muraro é apontada como a patrona do feminismo, foi uma das primeiras a levantar o problema da mulher no Brasil moderno. Através de seus livros, ela combateu a ditadura, desafiou a igreja e agora prepara jovens para um novo mundo, mais difícil, que ainda está em gestação. A escritora participou do projeto Sempre um Papo.
~.~.~
Rose Marie Muraro - graduada em física e economia, escritora, editora, intelectual e feminista brasileira. Tornou-se uma das mais brilhantes intelectuais de nosso tempo.  Autora de mais de 40 obras, entre elas:  Memórias de uma mulher impossível - 1999, A mulher no Terceiro Milênio: uma história da mulher através dos tempos e suas perspectivas para o futuro -1992, Um mundo novo em gestação - 2003. 
Das premiações: Prêmio Bertha Lutz (2008), do Senado Federal o Prêmio Teotônio Vilela, nomeada «Matrona do Feminismo Brasileiro» pelo Congresso Nacional-2005, cidadã honorária de Brasília (2001)  e de São Paulo (2004). [11/11/1930, Rio de Janeiro - 21/06/2014, Rio de Janeiro-RJ]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rose_Marie_Muraro
~.~.~


INSTITUTO CULTURAL ROSE MARIE MURARO
http://icrmrio.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/instituto.rosemariemuraro

O Instituto Cultural Rose Marie Muraro é uma organização não governamental, fundada em 2009 com o objetivo de preservar e disponibilizar ao publico em geral o acervo cultural da escritora Rose Marie Muraro, no intuito de tornar-se um pólo de referência no estudo dos principais conceitos culturais, econômicos e socioambientais, do ponto de vista do gênero. Fomentar a reflexão e o exercício de uma visão crítica sobre nossa cultura, condição e sociedade, além de democratizar o acesso a estes bens culturais para públicos diversos. Difundir e preservar a memória de Rose é difundir e preservar a memória do Brasil dos últimos 60 anos e da luta de emancipação das mulheres brasileiras.

~.~.~

Nenhum comentário:

Postar um comentário