quinta-feira, 28 de abril de 2016

MEMÓRIAS DA DITADURA História da ditadura - Repressão e abertura - Contexto internacional

Mordaça - Fátima Guedes 
[composição: Eduardo Gudin/Paulo César Pinheiro]

Fátima Guedes
  http://www.fatimaguedes.net/
Fátima Guedes (Rio de Janeiro, 6 de maio de 1958) é uma cantora e compositora brasileira. Começou a compor aos quinze anos de idade, e em 1973 alcançou o primeiro lugar no Festival de Música da Faculdade Hélio Afonso, com a música "Passional". Teve canções gravadas por Elis Regina, Maria Bethânia, Simone, Ney Matogrosso, entre outros.
https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1tima_Guedes

Eduardo Gudin
 http://www.eduardogudin.com.br/  
Eduardo dos Santos Gudin (São Paulo, 14 de outubro de 1950) é um compositor e produtor musical brasileiro. Tem mais de trezentas canções, gravadas por vários intérpretes. 
O início de sua carreira se deu aos 16 anos, em 1966, quando foi convidado por Elis Regina para se apresentar no extinto O Fino da Bossa, musical da TV Record.
Dois anos depois, classificou "Choro do Amor Vivido" (em parceria com Walter de Carvalho e interpretada por Os Três Morais e arranjo de Hermeto Pascoal) para o Festival de Música Popular Brasileira, da mesma emissora, no qual se apresentaram Chico Buarque, Edu Lobo, Caetano Veloso, e outros. https://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Gudin

Paulo César Pinheiro
Paulo César Francisco Pinheiro (Rio de Janeiro, 28 de abril de 1949) é compositor e poeta brasileiro. Tem mais de duas mil canções, das quais mais de mil gravadas, compostas com cerca de 120 parceiros, uma grande variedade que inclui músicos como João Nogueira, João de Aquino, Francis Hime, Dori Caymmi, Raphael Rabello, Antônio Carlos Jobim, Ivan Lins, Edu Lobo, Mauro Duarte, Guinga, Toquinho, Eduardo Gudin, Luciana Rabello, Mauricio Carrilho, Cristovão Bastos, Sergio Santos, Moacyr Luz, Danilo Caymmi, Baden Powell, e Maria Bethânia. Livros: Canto Brasileiro (1973), Viola Morena (1984), Atabaques, Violas e Bambus (2000), Clave de Sal, Pontal do Pilar (2009), Matinta, o bruxo (2010) e Histórias das minhas canções (2010).  https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_C%C3%A9sar_Pinheiro

http://memoriasdaditadura.org.br/artistas/paulo-cesar-pinheiro/
~.~.~ 
imagem da internet - autor desconhecido
~.~.~
MEMÓRIAS DA DITADURA
História da ditadura - Repressão e abertura - Contexto internacional 
 Movimentos de resistência -  Sociedade e resistência -  Arte  & Cultura - Memória & Verdade  Apoio ao Educador
http://memoriasdaditadura.org.br/artistas
http://memoriasdaditadura.org.br/
~.~.~
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Memorial da Resistência de São Paulo






http://www.memorialdaresistenciasp.org.br/memorial/#maincontent
Largo General Osório, 66 - São Paulo, SP
Tel. 55 11 3335-4990
Aberto de quarta a segunda
(Fechado às terças)
Entrada Gratuita
faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br