quinta-feira, 8 de maio de 2014

Jair Rodrigues de Oliveira [Igarapava, 6 de fevereiro de 1939 - Cotia (SP), 8 de maio de 2014]


Disparada  [Geraldo Vandré e Theo de Barros] Jair Rodrigues

Jair Rodrigues de Oliveira [Igarapava, 6 de fevereiro de 1939 — Cotia (SP), 8 de maio de 2014] foi um cantor brasileiro. Em 1958 Jair Rodrigues prestou o serviço militar no Tiro de Guerra de São Carlos, como Soldado Atirador nº 134, que na época era denominado TG 02-043.
Sua carreira musical começou quando foi crooner no meio dos anos 50 na cidade de São Carlos, lá chegando em 1954 e participando da noite são-carlense que era intensa na época, também com participações na Rádio São Carlos como calouro e com apresentações, vivendo intensamente em São Carlos, até o fim da década.
Em 1965, Elis Regina e Jair Rodrigues fizeram muito sucesso com sua parceria no programa O Fino da Bossa, programa da TV Record.
Em pleno regime de  ditadura militar, o intenso protesto político contra o regime. A luta pela liberdade através da arte, através da música de protesto.  Em 1966, Jair participou do festival daquele ano com a música Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, desta vez em conjunto com o Quarteto Novo.
Conhecido por cantar sambas, Jair surpreendeu o público com uma linda interpretação da canção. Disparada . A partir daquele momento, sua carreira decolou e seu talento assegurou décadas de sucesso ao cantor.

"Viveu a vida sorrindo, não importando a dor, e subiu aos céus cantando"

A Majestade O Sabiá [Roberta Miranda] - Chitãozinho e Xororó part. de Jair Rodrigues
Dvd 40 anos sinfônico